projetok9.com

Como solicitar apoio do Cão de Auxílio ao Trabalho Policial

Como solicitar apoio do Cão de auxílio ao Trabalho Policial

Introdução

Os cães são ferramentas muito úteis para os departamentos de Polícia do mundo todo, tanto ostensivas, como investigativas. Esses incríveis animais têm se mostrados indispensáveis aos trabalhos policiais pois eles agilizam o encontro de entorpecentes, de busca por pessoas desaparecidas e resgates, encontro de cadáveres enterrados, controle de distúrbios e proteção pessoal.

Por esse motivo, o uso de cães para auxílio nas operações policiais é necessário, tendo em vista muitas das ações desencadeadas pelas instituições serem em razão da repressão ao tráfico de entorpecentes, buscas por corpos soterrados, após denúncias de cemitérios clandestinos, dentre outras ocorrências e os cães são imprescindíveis nesse tipo de trabalho.

Não é de hoje que as Unidades Policiais utilizam o apoio de cães para obterem melhores resultados nas operações. Os cães têm se mostrado indispensáveis nos trabalhos desencadeados pelas Policias e Guardas Municipais de todo o país. Com a utilização desses fantásticos animais, temos vistos resultados surpreendentes que não seria possível sem a ajuda deles e de profissionais qualificados para a função.

Esse texto trará a você, policial, como solicitar apoio de uma equipe com cães de faro e como proceder para que a equipe possa desenvolver um ótimo trabalho.

Dificuldades encontradas pela Equipe K9

Sabemos que nem todos os policiais têm conhecimento sobre o trabalho de um cão e por isso, por falta desse conhecimento quando solicitam o apoio de uma equipe com cão para um local, acabam por fazer coisas que atrapalham muito o trabalho. Por esse motivo, iremos expor aqui algumas dificuldades que são encontradas pelas Equipes K9 e o que pode ser feito para ajudar o trabalho do cão e da equipe.

O que preciso saber antes de solicitar apoio de uma Equipe com Cão de trabalho?

Avise a equipe com antecedência, pois há necessidade de um preparo do animal, materiais, etc.

O cão de trabalho não é um Pet, por isso, evite fazer carinho ou algo do tipo no momento em que ele estiver trabalhando. Isso atrapalha o trabalho a ser realizado pelo policial.

Durante as buscas, não fique dando nenhum comando ao cão como “Procura” ou outro comando de voz ou gestual. Todo cão de auxílio ao trabalho está acompanhado de um Policial que estudou pra isso, fez cursos como Cães de Faro, Cinotecnia, adestramento, dentre outros. Deixe que o condutor e o cão faça o trabalho sem interrupções para um melhor desempenho nas buscas.

Preservar o local

O que deve fazer e o que não deve fazer no local antes de chegar o apoio?

Se você solicitou o apoio de uma equipe com cão de faro, significa que você acredita no trabalho do cão, por isso o local onde o cão irá fazer as buscas deve estar preservado para o trabalho. Lógico, é claro, após feita uma varredura de segurança e verificado que não há ali nenhuma ameaça para a equipe especializada.

Finalizada a busca do cão, ai sim, a equipe policial entra para localizar outros objetos que serão apreendidos.

Então, mantenha o local preservado até a chegada do animal. Se você já fez uma busca pelo local, informe à equipe caso já tenha localizado algo antes.

Com a chegada da equipe com cão, converse com o policial antes das buscas e passe a ele algumas informações do local e ele vai lhe explicar alguns procedimentos técnicos.

O trabalho quando é feito com seriedade e profissionalismo, resulta em maior eficácia para a operação policial. 

Algumas regras básicas

A busca em residências

Faça uma vistoria de segurança, retire todas as pessoas do interior inclusive animais domésticos. Aguarde instruções da equipe.

A busca em terrenos

Faça vistoria de segurança, verifique se há buracos abertos e informe a equipe sobre o local.

A busca em veículos

Inspecione o veículo em busca de qualquer material que possa representar perigo ou distração para o cão Ex: (lâminas, seringas, alimentos, etc.).

Feche todas as portas e janelas do veículo.

Se o local estiver muito quente, desloque o veículo para uma sombra se possível. Se for preciso espere que o veículo esfrie –motor e escapamento.

Busca em veículos em operação na estrada

Faça inspeção de segurança, cheque possíveis ameaças no interior do veículo, peça ao motorista que desligue o motor, deixe o veículo estacionado em local seguro para todos, aguarde a equipe que passará maiores detalhes.

Lembre-se: seguindo essas simples regras, a equipe de operações com cães agradece e isso só trará maiores resultados para as buscas.

Projeto K9 

Elaborado Por: Tiago Rodrigues – Investigador/Cinotécnico.

Deixe um comentário