Max Mendes Macedo
Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Proprietário da Companhia de Cães de Patrulhamento e Detecção, empresa dedicada a criação de cães para trabalho, ao seu treinamento e a instrução de pessoal de segurança pública e privada voltados ao emprego de cães de alto desempenho para patrulhamento, detecção de drogas e explosivos e serviço policial em geral.
Atua desde 1992 na área de Zootecnia, com ênfase em comportamento, etologia e melhoramento genético de cães para trabalho policial e militar. Pioneiro no Brasil na criação sistemática de cães Pastores Alemães com genética especializada em trabalho e esportes.
Árbitro Internacional de Cães de Trabalho do Clube Brasileiro do Pastor Alemão e da Confederação Brasileira de Cinofilia.
1º Tenente Veterinário da Reserva do Exército Brasileiro, serviu a força terrestre como Oficial Veterinário de 2001 a 2008. Especializado em cães de patrulhamento e de detecção, compôs a primeira equipe nacional de condutores de cães de detecção de explosivos da Força Nacional de Segurança Pública, em 2005, visando a segurança dos Jogos Panamericanos Rio 2007.
Condutor de Cães de Detecção de Explosivos formado no Curso de Guias de Cães de Detecção de Explosivos organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP e ministrado pela equipe de instrutores dos Estados Unidos e Canadá, em cooperação internacional dos governos dos respectivos países com o Governo Federal do Brasil, Rio de Janeiro 2005.
Continua atuando como instrutor de treinamento de cães de serviço policial militar para as Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) e demais instituições policiais por todo o Brasil. Ministrou instruções e treinamento a milhares de militares das Forças Armadas e policiais civis e militares de todo o Brasil, além de agentes prisionais e guardas civis municipais.
Competiu em mais de uma dezena de campeonatos brasileiros de adestramento com importantes colocações, sendo selecionado para representar o Brasil nos Campeonatos Mundiais de Cães de Trabalho WUSV 2009 (Krefeld – Alemanha) e 2011 (Kiew – Ucrânia). Disputou pelo time brasileiro o Campeonato Mundial de Cães de Trabalho WUSV 2009 em Krefeld, Alemanha, posicionando-se em 12º Lugar Geral por Equipes.
Desenvolve trabalhos de pesquisa enfatizados na área de cognição e da agressividade canina.
Conduz no momento experimentação relativa aos efeitos do treinamento na redução do estresse em cães, avaliando parâmetros fisiológicos e comportamentais.
Link com resumo do currículo cinotécnico: https://www.maxmacedo.com.br/about-me/